Dermatite alérgica a picada de ectoparasitos (DAPE)

DAPE é uma dermatite pruriginosa muito comum em cães e menos comum em gatos. É causada pela hipersensibilidade aos antígenos contidos na saliva das pulgas ou no aparelho bucal do carrapato. É responsável por desencadear uma intensa coceira nos animais. Os sinais clínicos mais observados incluem áreas de alopecia pelo corpo, eritema, vesículas com pus, crostas e um intenso prurido.

A ocorrência da doença não está relacionada com a quantidade de ectoparasitas presentes na pele e pelo do animal, mas sim na presença destes. Uma única picada é o suficiente para desencadear a reação alérgica no animal. A melhor maneira de se prevenir a ocorrência dessa alergia é através do controle contínuo contra pulgas e carrapatos por meio de produtos veterinários próprios para espécie em questão, e também por meio do tratamento do ambiente onde o animal reside, pois a maior parte da vida desses ectoparasitas é no ambiente, sendo que só vão ao animal para se alimentar, sendo assim o controle do ambiente é imprescindível para um adequado controle da população de pulgas e carrapatos, evitando desta maneira que o animal desencadeie um quadro de alergia a picada de pulgas e carrapato.

O tratamento para DAPE é realizado de acordo com o estado geral do animal e os sinais clínicos apresentados, portanto, o uso de determinadas medicações assim como o produto ideal para controle de ectoparasitas é prescrito pelo médico veterinário levando em conta o seu paciente.

Caso seu animal apresente qualquer alteração de pele procure um médico veterinário e mantenha seu amigo sempre saudável!

Rayane Bifano
Médica Veterinária graduada pela UFES